Uma aventura em Bonito – MS
Mais uma vez Bonito era o nosso destino. Fazia exatamente 1 ano desde a nossa última visita.
Fizemos o voo Rio – SP – Campo Grande. no dia 11 de janeiro de 2018. Chegamos as 15h30min em Campo Grande e as 16h20min já havíamos assinado o contrato do nosso carro alugado, que fora retirado no aeroporto. Dávamos partida para mais uma aventura.
O pessoal da locadora (Movida) bem gentil, nos mostraram o caminho para sairmos do aeroporto rumo a Bonito. Bem simples. Dica: não gaste dinheiro com GPS, não funciona direito nas estradas por onde você passará.
Foram exatamente 4 horas de viagem de Campo Grande a Bonito. Não recomendo que esse percurso seja feito durante a noite, pois há o perigo de encontrarmos animais cruzando a estrada. Fora isso, tranquilo.
O hotel Che Lagarto é bem confortável e central. Próximo a praça principal – aquela dos 2 peixes.
Primeiro dia do nosso passeio em Bonito, 12 de janeiro de 2018:
Chegamos na agência Bonito Way para pegar o voucher do primeiro passeio: Rio do Peixe.
Distante 34 quilômetros de Bonito a fazenda é conhecida por suas lindas cachoeiras. Chegamos as 9.30h para uma breve caminhada até a última das quedas, para voltarmos em seguida nos banhando em todas!
O início da trilha começa com uma estranha visão: uma árvore parece ‘enforcar’ a outra. É a figueira Mata-pau matando aos poucos a árvore Bacuri.
O Bacuri vive cerca de 50 anos. Já a figueira, até 80 anos. Logo a figueira Mata-pau vencerá essa lenta batalha.
Na foto acima vemos a primeira cachoeira onde paramos para mergulhar. Lindíssima e com um alto volume d’água devido as fortes chuvas que caíram na região nos primeiros dias de 2018.
Não podia deixar de tentar um salto nesse trampolim altíssimo!! Nada…tinha no máximo uns 2 metros!
Voltando a falar sobre as chuvas…nessa foto temos uma boa ideia do ocorrido: veja a ponte. A água do rio subiu até a ponte! Fomos com a água cobrindo o pé e voltamos com a água na canela! Por isso, sempre muita atenção quando visitar rios e cachoeiras após longos períodos de chuvas.
(mais fotos em breve…)
Segundo dia do nosso passeio em Bonito, 13 de janeiro de 2018:
A Nascente Azul é a atração de hoje. Pegamos o mesmo caminho para o Rio do Peixe. Bem no final da estrada de terra aparece o desvio para a fazenda onde encontra-se a Nascente Azul. 31 quilômetros é a distancia até Bonito.
Depois de uma breve explicação do nosso guia, caminhamos por cerca de 5 minutos para colocarmos as roupas de mergulho. Em seguida, uma caminhada de 800 metros até o primeiro ponto de mergulho. É apenas o treinamento. Muitas pessoas não tem ideia de como usar uma máscara de mergulho, de como flutuar na água sem bater as pernas. Não podemos bater as pernas para que os sedimentos no fundo do rio não subam e deixem a água turva. Os coletes distribuídos são fundamentais para que isso ocorra. O segredo de uma flutuação perfeita? Tranquilidade. Fique calmo na água e com as pernas imóveis. Pequenos movimentos com os braços e você começa a se mover lentamente.
Paramos para um breve treino:
Terminado o treinamento, caminhamos por mais 200 metros até a nascente do rio.
Pra mim, o lugar mais bonito que já via na vida (como disse no ano passado em nossa viagem a Bonito). Podemos ficar por uns 20 minutos na nascente. Em seguida fazemos a flutuação de 400 metros.
Peixes lindíssimos nos aguardavam…
Terceiro dia do nosso passeio em Bonito, 14 de janeiro de 2018:
Saída para um passeio bastante esperado por nós, pois não foi possível fazê-lo em 2017. É o Passeio Rio Sucuri.
São, sem dúvida, os piores 17 quilômetros de estrada de terra de Bonito até a fazenda para fazermos o passeio. Muito esburacada. Marcado para as 10h, chegamos as 9h45min. Direto para área onde são distribuídas as roupas para a flutuação para em seguida um breve treinamento na piscina com o guia. Algo simples pra que todos se familiarizem com a máscara, com o colete ara flutuar,etc.
Depois subimos num caminhão estilo pau-de-arara. Um breve traslado onde, a pé, conhecemos a nascente do Rio Sucuri. Fantástico!
(fotos em breve..)
Mais 5 minutos de caminhada e todos já estávamos dentro d’água. Dava-se início ao passeio de flutuação por 1.2oo metros! Isso mesmo: é um dos mais longos passeios de flutuação em Bonito! Veja algumas fotos:
Acima temos o mais popoluar peixe da região: o Piraputanga. “Pira” na língua guarani significa peixe e “Putanga’ rabo avermelhado.
Em alguns trechos o Rio Sucuri mais parece uma floresta submersa!
Terminamos o passeio por volta das 12h. Foram 2 horas de passeio.
Quarto dia do nosso passeio em Bonito, 15 de janeiro de 2018:
Dia do Passeio de Boia Cross Cabanas. É uma das atividades mais próximas da cidade de Bonito. Apenas 6 Km.
Iniciamos com uma trilha de apenas 300 metros para depois começarmos a descer o Rio Formoso. A descida é feita com a ajuda de 2 condutores e passamos por 3 cachoeiras e 3 corredeiras ao longo de 1.200 metros. Ao todo, o passeio tem 1 hora de duração.
Quinto dia do nosso passeio em Bonito, 16 de janeiro de 2018:
Café da manhã e saída as 10:00h para Campo Grande. Mais 4 horas de viagem. Passou bem mais rápido que na ida para Bonito. Não havia mais o estresse de pegar a estrada errada, de ficar concentrado o tempo todo, etc..
Carro entregue na Movida e voo as 16:00h de volta para o Rio de Janeiro.
Volto em Bonito? Com toda a certeza!
Veja abaixo algumas das minhas viagens: